Rui Marques Vieira, Universidade de Aveiro, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Celina Tenreiro Vieira, Universidade de Aveiro, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Na atualidade, são múltiplas as razões que sustentam e reforçam a importância do Pensamento Crítico (PC). Além de ser considerado um ideal central da educação e a base social de vivência democrática, em particular nos países democráticos, é necessário para viver numa sociedade plural, com qualidade de vida e, conjugadamente, de forma sustentável. Com efeito e em função do crescimento vertiginoso da informação, as pessoas precisam de usar capacidades de PC para estabelecerem fontes de informação credíveis e para usarem a informação pesquisada de maneiras relevantes e racionais. O uso de capacidades de PC poderá permitir aos indivíduos tomar posição sobre as questões científicas, raciocinando logicamente sobre o tópico em causa, de modo a detectar incongruências na argumentação ou no sentido de suspender a tomada de decisão no caso de haver evidência insuficiente para traçar e sustentar uma conclusão.
O PC está, pois, estreitamente ligado à utilização eficaz e racional do conhecimento científico, tecnológico e matemático em diferentes situações e contextos pessoais, profissionais e sociais. Está também ligado ao exercício de uma cidadania responsável, no quadro de práticas democráticas, a propósito de questões científicas que afectam a humanidade e nas quais o público tem (deve ter) uma voz legítima, mediante, por exemplo, o questionar argumentos para diferentes posições, atendendo, nomeadamente, à validade da evidência e à credibilidade das fontes usadas na sua construção. Além disso, o desenvolvimento de capacidades de PC surge associado à necessidade de aprender a aprender durante toda a vida.
Neste enquadramento, promover o PC configura uma das finalidades da Educação e das Ciências, desde os primeiros anos de escolaridade, numa lógica de promoção da literacia científica orientada para a formação de cidadãos capazes de adequada e eficazmente mobilizar conceitos e capacidades de pensamento na tomada de decisão pessoal, profissional e social, bem como na interação com os outros e com o ambiente. Concomitantemente, enfatizam-se inter-relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), orientação esta que tem sido também apontada como outra das finalidades da Educação em Ciências.
Como emergente da revisão de literatura, os pontos de convergência são diversos, dentre os quais se destaca o:
- Valorizar de situações reais para um ensino contextualizado da Ciência, enfatizando as interações com a Tecnologia e a Sociedade, capaz de viabilizar a eficaz mobilização de conhecimentos, atitudes e capacidades como as de PC ligadas à tomada de decisão e à resolução de situações-problema sociais com uma componente científico-tecnológica.
- Encorajar do interesse pelas interações da Ciência com a Tecnologia e com a sociedade, bem como o acompanhar do(s) processo(s) de transformação social, sendo esta considerada essencial para a compreensão pública da Ciência.
- Selecionar temas de relevância social que envolvem a Ciência e a Tecnologia e que fomentem o desenvolvimento cognitivo, incluindo o potenciar o uso eficaz de capacidades de PC.
- Envolver ativamente os estudantes na procura de informação que pode ser usada na resolução de problemas, na tomada de decisão racional.
- Abordar problemas, situações ou questões que envolvem a Ciência e a Tecnologia num contexto interdisciplinar.
- Enfatizar uma tomada de consciência acerca do estatuto e dos propósitos de conhecimento científico e tecnológico, distinguindo por exemplo uma explicação científica de uma não científica.
Assumindo a relevância de transposição e operacionalização fundamentada das conexões entre a orientação CTS e o PC, quer na investigação, quer na formação e inovação, importa investir neste campo de investigação e ação, tanto mais que continuam a ser escassos os trabalhos de investigação neste âmbito. Na Universidade de Aveiro e no seu Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF) vem-se desenvolvendo investigação com este foco, desde o I Seminário Ibérico CTS, que depois deu origem à primeira tese de Doutoramento (Título da Tese: “Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico para uma Educação em Ciências com orientação CTS/PC”, sob a orientação da Professora Doutora Isabel P. Martins, do então Departamento de Didática e Tecnologia Educativa). A primeira partilha pública sobre estas CTS/PC foi mesmo feita no II Seminário Ibérico CTS de Valladolid (última da lista seguinte e que pode ser consultada com outras publicações dos outros Seminários em: http://aia-cts.web.ua.pt/?page_id=61).
A este nível, listam-se a seguir alguns outros exemplos de trabalhos de investigação que têm sido produzidos no CIDTFF:
Silva, M., e Tenreiro-Vieira, C. (2015). Educação para o desenvolvimento sustentável: atividades com orientação CTS/PC no 1ºCEB. Indagatio Didatica, 7(1), 94-114.
Peixinho, J. e Vieira. R. M. (2014). Manual Escolar Digital em Ciências com orientação CTS/PC no 1º Ciclo do Ensino Básico. Comunicação oral apresentada no IV Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – VIII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências. Bogotá, Colômbia: Universidade de Santo Tomás.
Tenreiro-Vieira, C., e Vieira, R. M. (2010). Desenvolvimento de materiais didácticos CTS/PC para a educação em ciências e em matemática numa perspectiva de literacia. Comunicação apresentada em Sessão Coordenada no II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VI Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências), Universidade de Brasília, 19-21 Julho.
Moreira, L. F. e Vieira, R. M. (2008). Aprendizagem das ciências no 3ºCEB, numa perspectiva CTS/PC em contexto não-formal. In R. M. Vieira, M. A. Pedrosa, F. Paixão, I. P. Martins, A. Caamaño, A. Vilches, e M. J. Martín-Díaz (Coords.), Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável (pp. 344-346). Aveiro: Universidade de Aveiro – DTE. (http://www.dte.ua.pt/PageText.aspx?id=7503) (ISBN: 978-972-789-276-9).
Costa, A. S. e Vieira, R. M. (2008). Recursos didácticos de índole CTS promotores de capacidades de pensamento crítico na articulação entre educação não-formal e formal em Ciências. Poster apresentado no “V Seminário Ibérico/I Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências”. Universidade da Aveiro – Portugal.
Magalhães, S., e Tenreiro-Vieira, C. (2006). Educação em ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e pensamento crítico. Um programa de formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, 19 (2), 85-110.
Tenreiro-Vieira, C., e Vieira, R. M. (2006). A temática das plantas na educação das Ciências do ensino básico com orientação CTS/PC. Poster apresentado no “IV Seminário Ibérico Ciencia-Tecnología-Sociedad en la Educación Científica”. Málaga — Espanha.
Vieira, R. M. e Martins, I. P. (2004). Impacte de um programa de formação com uma orientação CTS/PC nas concepções e práticas de Professores. In I. P. Martins, F. Paixão e R. M. Vieira (Orgs.), Perspectivas Ciência-Tecnologia-Sociedade na Inovação da Educação em Ciência (pp. 47-55). Aveiro: Universidade de Aveiro – DTE.
Vieira, R. M., e Martins, I. P. (2002). Práticas de professores do ensino básico orientadas numa perspectiva CTS—PC: Impacte de um programa de formação. Comunicação apresentada no II Seminário Ibérico sobre CTS no Ensino das Ciências Experimentais que decorreu na Universidade de Valladolid.
É, pois, com muito agrado que verificamos que outros investigadores e de outros países ibero-americanos começam agora a fazer investigação sobre o pensamento crítico na educação em Ciências. Uma evidência está no número crescente de propostas com referência explícita ao pensamento Crítico que foram apresentadas ao V Seminário Ibero-americano CTS que se realizará em julho na Universidade de Aveiro em Portugal.