[novo deadline para submissões] VIII Seminario Iberoamericano CTS / XII Seminario Ibérico CTS 2022

Nova data: 30 abril, 2022

22 – 24 novembro, 2022 | Universidade Cruzeiro do Sul (Brasil)

Em novembro de 2022, com sede na cidade de São Paulo, na Universidade Cruzeiro do Sul, terá lugar o VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS), denominado Interações CTS: Impactos sobre o Ambiente, a Saúde e a Educação.

Até 2008, os seminários denominaram-se ibéricos por envolverem Portugal e Espanha na organização e realização, alternadamente, em ambos os países. Durante a sua quarta edição, em 2006, no seminário que decorreu na Universidade de Málaga (Espanha), decidiu-se que o V Seminário Ibérico, que se realizaria em Aveiro (Portugal) em 2008, passaria a denominar-se I Seminário Ibero-americano CTS, dada a crescente e relevante participação de investigadores da América Latina.

Os eventos continuaram a ocorrer a cada dois anos, alternadamente entre Europa e América Latina. Assim, o II Seminário Ibero-americano (II SIACTS), em 2010, foi o primeiro a ter lugar na América Latina, na Universidade de Brasília (Brasil). O III SIACTS realizou-se em Madrid (Espanha), o IV SIACTS em Bogotá (Colômbia), o V em Aveiro (Portugal), o VI em Buenos Aires (Argentina) e, mais recentemente, em 2020, o VII ocorreu em Valência (Espanha).

Um marco importante na evolução e organização dos seminários, assim como do próprio campo CTS, ocorreu com a criação da Associação Ibero-americana CTS na Educação em Ciências (AIA-CTS) e a eleição dos seus órgãos sociais em 2012, com representantes de Portugal, Espanha, Colômbia, Argentina e Brasil. Desde esse momento, a Associação passou a ser coorganizadora dos seminários juntamente com a instituição anfitriã.

O VIII Seminário CTS, como nas edições precedentes, constitui-se como lugar de encontro e debate académico no campo das interações Ciência, Tecnologia, Sociedade, desta vez com foco na educação em ciências, no ambiente e na saúde, centrando-se no papel da investigação e da inovação como forma de contribuir para uma educação de qualidade, promovendo uma imersão na cultura científica em todos os seus âmbitos.

Destaca-se a importância de o seminário voltar a ter como sede uma universidade da América Latina, o que demostra as diversas ramificações e a importância dada a cada país e continente onde há membros da associação. Acreditamos que a cooperação académica tem-se mostrado de grande importância nestes momentos de pandemia provocada pela Covid-19 e nunca, em nenhum outro momento da história, o conceito de coletividade tem se mostrado tão forte, não só em questões de educação em ciência, do ambiente, sustentabilidade e de saúde pública, como nos contextos de pesquisa e ações que tentem resgatar uma sociedade acometida pela pandemia.

É muito importante discutir, à luz das pesquisas científicas, como podemos desenvolver ações e projetos que visem o ensino de ciências e, com esta premissa, desejamos que o encontro, sediado numa das metrópoles mais populosas da América Latina impulsione outros rumos de pesquisa para a educação em ciências de qualidade e democrática.

Com os eixos temáticos selecionados para este VIII SIACTS, pretende-se abordar, a partir da perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), questões específicas do ensino das ciências na perspectiva de formação de professores, assim como os impactos sobre o ambiente, a saúde e a educação.

Temas do VIII SIACTS:

1 – CTS e Formação de Professores
2 – CTSA e Sustentabilidade
3 – CTS e Currículo
4 – Investigação e Práticas em Educação CTS
5 – Políticas, Gestão e Avaliação em CTS
6 – CTS em Tempos de Pandemia

Datas (Orientadoras)

1. Recepção de resumos de trabalhos (Comunicações Orais, Comunicações em Poster, Oficinas, Simpósio): Até 30 de abril de 2022
2. Avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica De 01 de abril de 2022 a 31 de maio de 2022
3. Comunicação de aceitação dos trabalhos: Até 15 de junho de 2022
4. Recepção de trabalhos completos: Até 30 de junho de 2022