Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência – Programa para o quadriénio 2020 – 2024
Programa
A presente candidatura aos Órgãos Sociais da Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS), protagonizada por 12 Membros Associados dos quais seis integraram os Órgãos Sociais do quadriénio anterior, assenta em cinco pressupostos:
- a necessidade de renovar apreciavelmente a equipa, incorporando novos elementos e, em geral, mais jovens;
- a necessidade de aprofundar e consolidar trabalho desenvolvido, porventura em aspetos cruciais para a época em que vivemos;
- a necessidade de ajustar os lugares nos Órgãos ao perfil dos membros e equilibrar a representatividade dos países com associados;
- a importância de dar visibilidade aos países com maior representatividade de associados (Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia, Argentina e México);
- o sentido de responsabilidade de todos, enquanto grupo, na criação de uma Associação forte e respeitada no espaço Ibero-Americano de Educação em Ciência.
A lista que se apresenta aos cargos definidos estatutariamente, está disponível e empenhada em congregar esforços que permitam conseguir alcançar uma Associação forte, coesa e capaz de se afirmar, no contexto Ibero-Americano, como entidade divulgadora de orientações CTS|CTSA para a educação formal e não formal em Ciência/Ciências, promotora de trabalho de investigação que leve ao aprofundamento do conhecimento nesta área e à formação de estudantes, professores e outros públicos não escolares.
No seguimento do que aconteceu nos dois quadriénios de gestão anteriores, 2012-2016 e 2016-2020, estamos conscientes do desafio que a AIA-CTS representa querendo que ela se torne consequente nas intervenções que investigadores, educadores e divulgadores de ciência façam no âmbito das suas funções profissionais e de cidadania ativa. Assumimos, de forma consciente, que é necessário construir acções concertadas e articuladas de investigadores, educadores e decisores de políticas educativas. Estas articulações tornam-se ainda mais prementes na época que atravessamos, onde diferenças económicas, culturais e sociais geram desequilíbrios devastadores para a sociedade, no seu todo.
Reiteramos, pois, a Visão, a Missão, os Objetivos e Atividades assumidas aquando da apresentação da candidatura para 2016-2020, que nos propomos defender e levar a cabo, numa perspetiva da sua reconceptualização face a cada momento e tendo em conta problemas e contextos de âmbito local, nacional, internacional e global. Trata-se, portanto, de enunciar linhas gerais que servirão de guia para ações, mas que não deverão ser limitantes das mesmas.
- Visão
A Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência representa educadores e investigadores Ibero-Americanos que trabalham e têm interesse no aprofundamento de conhecimento na área da Ciência-Tecnologia-Sociedade na educação em ciência, em contextos de ensino formal e não formal, abrangendo todos os níveis de escolaridade (educação pré-escolar ao ensino superior). A perspetiva CTS|CTSA constitui um referencial para a educação em ciências utilizado por muitos autores na elaboração de currículos e programas, na conceção de estratégias e recursos didáticos, na formação de professores e educadores com resultados muito promissores em termos de maior interesse dos jovens pela ciência. A compreensão das múltiplas relações entre ciência, tecnologia e sociedade, opõe-se a uma visão neutra, descontextualizada e distorcida de cultura tecnocientífica.
O desenvolvimento e expansão da AIA-CTS deverá ter como visão tornar-se a maior Associação da comunidade Ibero-Americana de educação em ciência(s) orientada por perspetivas CTS|CTSA.
Para alcançar esta visão, a AIA-CTS deverá definir uma agenda de intervenção orientada pelos seguintes princípios:
- Contribuir para a difusão de perspetivas CTS|CTSA na educação em ciência em países Ibero-Americanos;
- Envolver-se em intervenções educativas que nos vários países possam contribuir para reorganizar o ensino formal e não formal das ciências;
- Conhecer e sistematizar experiências desenvolvidas (diversos atores, projetos e países), com vista a definir modelos e práticas que caracterizem processos de intervenção de sucesso;
- Estabelecer parcerias com instituições e organismos congéneres, em particular de países ibero-americanos.
- Missão
A missão da AIA-CTS é tornar-se:
- Uma voz de educadores e investigadores Ibero-Americanos que advogam o enquadramento CTS|CTSA para a educação em ciência(s);
- Uma rede de especialistas em educação em ciência que possa contribuir para a troca de experiências entre vários países Ibero-Americanos;
- Uma plataforma para o diálogo de decisores políticos sobre o ensino formal e não formal das ciências em países Ibero-Americanos, através de estudos e elaboração de pareceres;
- Uma rede de investigadores cujos trabalhos contribuam para o aprofundamento do conhecimento no domínio CTS|CTSA;
- Um parceiro privilegiado de outras entidades e associações científicas que trabalhem em prol da educação em ciência.
- Objetivos Estratégicos
A AIA-CTS tem como propósito envolver-se e prosseguir ações e intervenções com parceiros específicos que lhe permitam concretizar a sua Missão, guiada pela Visão que a sustenta. Assim, os objetivos a alcançar envolvem interlocutores distintos. Para a concretização de algum(uns) desses objetivos poderá atribuir-se uma bolsa de apoio financeiro.
(i) Com investigadores:
– Alargar o número de Associados e de países de modo a aumentar a massa crítica da AIA-CTS e também o seu campo de intervenção;
– Estimular o intercâmbio de especialistas dos países envolvidos na Associação;
– Organizar reuniões científicas sobre temas de relevância para o campo de conhecimento da AIA-CTS;
– Desenvolver projetos de investigação envolvendo investigadores de vários países, sobre problemas e temas de interesse comum.
(ii) Com professores / educadores:
– Promover parcerias entre educadores e investigadores que proporcionem mais conhecimento mútuo sobre o papel de orientações CTS|CTSA na educação em ciências;
– Divulgar trabalhos de investigação e intervenção relevantes para a educação em ciências.
(iii) Com outros parceiros:
– Aprofundar parcerias estratégicas, em particular com a OEI – Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, assumidas formalmente através do Protocolo celebrado entre as duas partes, AIA-CTS e OEI (Escritório de Portugal), em 28 de abril de 2018 (http://aia-cts.web.ua.pt/wp-content/uploads/2018/05/PROTOCOLO-OEI_AIA-CTS.pdf). Destacam-se, no presente contexto, as áreas de cooperação enunciadas na cláusula segunda do Protocolo (Mobilidade académica, científica e técnica; Formação de professores; Ensino a distância; Produção de recursos, aplicações informáticas e outros conteúdos de apoio pedagógico; Redes de ensino e investigação; Redes de Cátedras CTS+I; Organização de eventos científicos).
– Estimular debates interdisciplinares com investigadores de outras áreas de conhecimento.
– Criar / participar em fóruns de discussão sobre educação em ciência em contextos formal e não formal.
– Disseminar informação sobre a atividade da AIA-CTS e do seu papel na comunidade científica e educacional, em cada País e no espaço Ibero-Americano.
(iv) Com todos os interlocutores:
– Reforçar a contribuição permanente do movimento CTS|CTSA para a construção de um presente e um futuro sustentáveis.
- Atividades
As atividades a desenvolver ao longo do quadriénio 2020-2024 terão de ser periodicamente atualizadas de acordo com a evolução dos contextos sociais, políticos e económicos que se operarem na sociedade. A dinâmica de mudança instalada atualmente é tão acentuada que se torna impossível elencar, de forma segura, tudo o que poderá e, sobretudo, deverá ser feito. O compromisso da lista candidata é de manter atenção permanente às mudanças conjunturais e reanalisar e decidir o foco e natureza das suas intervenções, de acordo com a Visão e Missão que se preconiza para a AIA-CTS.
O Plano de Atividades para o quadriénio será definido pelos Órgãos Sociais.
Podem, no entanto, sumariar-se algumas atividades a desenvolver
(i) A nível interno
– Melhorar o sistema eletrónico de difusão de informação entre os Associados, de atualização permanente (notícias curtas) e periódica (relatórios, sínteses de eventos específicos);
– Conceber estratégias de angariação de novos Associados e implementá-las;
– Constituir Grupos de discussão e de trabalho por temáticas em estudo, tais como, analisar e refletir sobre a evolução do ‘movimento’ CTS|CTSA na Ibero-américa, comparando-a com a evolução a nível internacional;
– Organizar e conduzir estudos comparativos sobre os currículos de ciências nos países representados na AIA-CTS;
– Difundir e estimular a participação / apresentação de candidaturas ao Prémio AIA-CTS 2022 e 2024.
(ii) A nível externo
– Co-organizar com a instituição anfitriã os Seminários Ibero-Americanos CTS no ensino das ciências (Previsão: em 2022 será na Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, Brasil; em 2024 será na Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal).
– Organizar e participar em debates, reuniões, conferências, cursos e seminários sobre temas relevantes para a educação em ciência;
– Conceber estratégias de divulgação da AIA-CTS e de angariação de novos associados em outros países da América Latina;
– Estabelecer protocolos com outras associações / academias / sociedades científicas / instituições de formação de professores e profissionais de educação, localizadas na Europa ou em países da América Latina, para o desenvolvimento de missões particulares;
– Dar visibilidade externa às atividades da AIA-CTS, através de entrevistas, relatórios síntese, notícias em órgãos de comunicação social, sempre que haja condições e oportunidade para tal;
– Participar /colaborar no Boletim da AIA-CTS, desenvolvendo esforços para melhorar o seu conteúdo e a sua divulgação ampla;
– Promover a publicação conjunta de livros, capítulos de livros, artigos ou outros documentos que proporcionem uma visão comparativa das diversas realidades educativas;
– Promover a difusão alargada de estudos desenvolvidos pelos membros da AIA-CTS.
Universidade de Aveiro, 16 novembro 2020
Isabel P. Martins; Rosa Nidia Tuay, Maria Delourdes Maciel; Rui M. Vieira; José Maria Oliva; Nancy Fernandez; José Cantó; Alcina Mendes; Álvaro Chrispino; Mayra García; Amparo Hurtado; Fátima Paixão.
Documentos:
Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência – Programa para o quadriénio 2016 – 2020
Programa
A presente candidatura aos Órgãos Sociais da Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS), protagonizada por 12 Membros Associados dos quais dez integraram os Órgãos Sociais do quadriénio anterior, assenta em três pressupostos:
(i) a necessidade de aprofundar e consolidar trabalho desenvolvido, daí a opção por manter muitos dos membros da equipa anterior mas alterando, em alguns casos, a sua participação nos Órgãos;
(ii) a importância de dar voz aos países com maior representatividade de associados (Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia, Argentina e México);
(iii) sentido de responsabilidade de todos, enquanto grupo, na criação de uma Associação forte e respeitada no espaço Ibero-Americano de Educação em Ciência.
A lista que aqui se apresenta está disponível e empenhada em congregar esforços que permitam conseguir alcançar uma Associação forte, coesa e capaz de se afirmar, no contexto Ibero-Americano, como entidade divulgadora de orientações CTS|CTSA para a Educação formal e não formal em Ciência/Ciências, promotora de trabalho de investigação que leve ao aprofundamento do conhecimento nesta área e à formação de estudantes, professores e outros públicos não escolares.
Tal como aconteceu no primeiro quadriénio, 2012 – 2016, estamos conscientes do desafio que a AIA-CTS representa querendo que ela se torne consequente nas intervenções que investigadores, educadores e divulgadores de ciência façam no âmbito das suas funções profissionais e de cidadania ativa. Assumimos de forma consciente que é necessário construir acções concertadas e articuladas de investigadores, educadores e decisores de políticas educativas.
Reiteramos, pois, a Visão, a Missão, os Objetivos e Atividades assumidas aquando da apresentação da candidatura para 2012 – 2016, que nos propomos defender e levar a cabo, numa perspetiva da sua reconceptualização face a cada momento e tendo em conta problemas e contextos de âmbito local, nacional, internacional e global. Trata-se, portanto, de enunciar linhas gerais que servirão de guia para ações mas que não poderão ser limitantes das mesmas.
Visão
A Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência representa educadores e investigadores Ibero-Americanos que trabalham e têm interesse no aprofundamento de conhecimento na área da Ciência-Tecnologia-Sociedade na educação em ciência, em contextos de ensino formal e não formal, para qualquer nível de escolaridade. A perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade constitui um referencial para a educação em ciência utilizado por muitos autores na elaboração de currículos e programas, na conceção de estratégias e recursos didáticos, na formação de professores e educadores com resultados muito promissores em termos de maior interesse dos jovens pela ciência. A compreensão das múltiplas relações entre ciência, tecnologia e sociedade, opõe-se a uma visão neutra, descontextualizada e distorcida de cultura tecnocientífica. O desenvolvimento e expansão da AIA-CTS deverá ter como visão tornar-se a maior Associação da comunidade Ibero-Americana de educação em ciência(s) orientada por perspetivas CTS|CTSA.
Para alcançar esta visão, a AIA-CTS deverá definir uma agenda de intervenção orientada pelos seguintes princípios:
(i) Contribuir para a difusão de perspetivas CTS|CTSA na educação em ciência em países Ibero-Americanos;
(ii) Envolver-se em intervenções educativas que nos vários países possam contribuir para reorganizar o ensino formal e não formal das ciências;
(iii) Congregar experiências desenvolvidas com vista a definir modelos e práticas que caracterizem processos de intervenção bem sucedidos;
(iv) Estabelecer parcerias com instituições e organismos congéneres.
Missão
A missão da AIA-CTS é tornar-se:
(i) Uma voz de educadores e investigadores Ibero-Americanos que advogam o enquadramento CTS|CTSA para a educação em ciência;
(i) Uma rede de especialistas em educação em ciência que possa contribuir para a troca de experiências entre vários países Ibero-Americanos;
(ii) Uma plataforma para o diálogo de decisores políticos sobre o ensino formal e não formal das ciências em países Ibero-Americanos, através de estudos e elaboração de pareceres;
(iii) Uma rede de investigadores cujos trabalhos contribuam para o aprofundamento do conhecimento no domínio CTS|CTSA;
(iv) Um parceiro privilegiado de outras entidades e associações científicas que trabalhem em prol da educação em ciência.
Objetivos Estratégicos
A AIA-CTS tem como propósito envolver-se e prosseguir ações e intervenções com parceiros específicos que lhe permitam concretizar a sua Missão, guiada pela Visão que a sustenta. Assim, os objetivos a alcançar envolvem interlocutores distintos.
(i) Com investigadores:
– Alargar o número de Associados e de países de modo a aumentar a massa crítica da AIA-CTS e também o seu campo de intervenção;
– Estimular o intercâmbio de especialistas dos países envolvidos na Associação;
– Organizar reuniões científicas sobre temas de relevância para o campo de conhecimento da AIA-CTS;
– Desenvolver projetos de investigação envolvendo investigadores de vários países, sobre problemas e temas de interesse comum.
(ii) Com professores / educadores:
– Promover parcerias entre educadores e investigadores que proporcionem mais conhecimento mútuo sobre o papel de orientações CTS|CTSA na educação em ciências;
– Divulgar trabalhos de investigação e intervenção relevantes para a educação em ciências.
(iii) Com outros parceiros:
– Aprofundar parcerias estratégicas em particular com a OEI – Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura.
– Estimular debates interdisciplinares com investigadores de outras áreas de conhecimento.
– Criar / participar em fóruns de discussão sobre educação em ciência em contextos formal e não formal.
– Disseminar informação sobre a atividade da AIA-CTS e do seu papel na comunidade científica e educacional, em cada País e no espaço Ibero-Americano.
(iv) Com todos os interlocutores:
– Reforçar a contribuição permanente do movimento CTS|CTSA para a construção de um presente e um futuro sustentáveis.
Atividades
As atividades a desenvolver ao longo do quadriénio terão de ser periodicamente atualizadas de acordo com a evolução dos contextos sociais, políticos e económicos que se operarem na sociedade. A dinâmica de mudança instalada é tão acentuada que se torna impossível elencar de forma segura tudo o que poderá e, sobretudo, deverá ser feito. O compromisso da lista candidata é de manter atenção permanente às mudanças conjunturais e reanalisar e decidir o foco e natureza das suas intervenções, de acordo com a Visão e Missão que se preconiza para a AIA-CTS. O Plano de Atividades para cada biénio será definido pelos Órgãos Sociais que vierem a ser eleitos.
Podem, no entanto, sumariar-se algumas atividades a desenvolver
(i) A nível interno
– Melhorar o sistema eletrónico de difusão de informação entre os Associados, de atualização permanente (notícias curtas) e periódica (relatórios, sínteses de eventos específicos);
– Conceber estratégias de angariação de novos Associados e implementá-las;
– Constituir Grupos de discussão e de trabalho por temáticas em estudo;
– Organizar e conduzir estudos comparativos sobre os currículos de ciências nos países representados na AIA-CTS.
(ii) A nível externo
– Co-organizar com a instituição anfitriã os Seminários Ibero-Americanos CTS no ensino das ciências (realização bienal);
– Organizar e participar em debates, reuniões, conferências, cursos e seminários sobre temas relevantes para a educação em ciência;
– Conceber estratégias de divulgação da AIA-CTS e de angariação de novos associados em outros países da América Latina;
– Estabelecer protocolos com outras associações / academias / sociedades científicas / instituições de formação de professores e profissionais de educação, localizadas na Europa ou em países da América Latina, para o desenvolvimento de missões particulares;
– Dar visibilidade externa às atividades da AIA-CTS, através de entrevistas, relatórios síntese, notícias em órgãos de comunicação social, sempre que haja condições e oportunidade para tal;
– Enriquecer o Boletim da AIA-CTS, desenvolvendo esforços para melhorar o seu conteúdo e a sua divulgação ampla;
– Promover a publicação conjunta de livros, capítulos de livros, artigos ou outros documentos que proporcionem uma visão comparativa das diversas realidades educativas;
– Promover a difusão alargada de estudos desenvolvidos pelos membros da AIA-CTS.
Rui Vieira; M. Arminda Pedrosa; Wildson dos Santos; Maria Delourdes Maciel;
Maria Mercedes Callejas; José Maria Oliva; Gisela Hernández.
Asociación Iberoamericana CTS en la Educación en Ciencias – Plan de las actividades 2013-2014
Introducción
La Asociación Iberoamericana Ciencia-Tecnología-Sociedad en la Educación en Ciencias (AIA-CTS) es una asociación científica particular y no lucrativa.
Fundada el 9 de julio de 2010, la AIA tiene su sede en Portugal (Europa), en la ciudad de Aveiro, en el Campus Universitario de Santiago de la Universidad de Aveiro. Los primeros Órganos Sociales de AIA-CTS fueron elegidos para el cuadrienio 2012-2016, en la Asamblea General realizada el 27 de septiembre de 2012, en Madrid, en la Sede de la Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura.
Esta Asociación pretende abarcar la comunidad científica dedicada a desarrollar conocimiento en el area Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS) en la Educación en Ciencias, en todos los países iberoamericanos (Andorra, Argentina, Bolivia, Brasil, Colombia, Costa Rica, Cuba, Chile, Ecuador, El Salvador, España, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguay, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguay, Venezuela).
Para seguir la lista de los Miembros Asociados consultar el sitio http://aia-cts.web.ua.pt/
El plan de las actividades para 2013 – 2014, el primer bienio del mandato de los primeros Órganos Sociales elegidos, respeta las ideas explicadas en el Programa de Candidatura sobre la Visión y la Misión de la Asociación, recordadas aquí.
Visión
La AIA-CTS debe perseguir la visión de convertirse en la mayor asociación de la comunidad iberoamericana enseñanza en las ciencias(s) orientada por perspectivas CTS.
Para lograr esta visión, la AIA-CTS debe establecer una agenda de acción guiada por los siguientes principios:
(i) Contribuir a la difusión de perspectivas CTS en la educación en ciencias en los países iberoamericanos;
(ii) Participar en intervenciones educativas en diversos países que puedan ayudar a reorganizar la enseñanza formal y no formal de las ciencias ;
(iii) Reunir experiencias desarrolladas para definir los modelos y prácticas que caracterizan los procesos de intervención con éxito;
(iv) Establecer colaboraciones con instituciones y organismos similares.
Misión
La misión de la AIA-CTS es convertirse en:
(i) La voz de los educadores e investigadores iberoamericanos que defienden el encuadramiento CTS para la educación en ciencias;
(ii) Una red de expertos en la educación en ciencias que pueda contribuir al intercambio de experiencias entre los distintos países iberoamericanos;
(iii) una plataforma para el diálogo entre los responsables políticos sobre la enseñanza formal y no formal de las ciencias en los países de Iberoamérica, a través de estudios y de la preparación de pareceres;
(iv) una red de investigadores cuyo trabajo contribuye a la profundización del conocimiento en CTS;
(v) un asociado privilegiado de otras entidades y asociaciones científicas que trabajan por la educación en ciencias.
Plan de las Actividades
Para lograr la Misión de la AIA-CTS se hace necesario definir planes de actividades detallados de duración bienal, con Objetivos Estratégicos, envolviendo varios asociados y explorando sinergias disponibles en los diferentes países. En todos los casos se debe identificar a una o más personas responsables de cada tarea, que podrán constituir grupos de trabajo para este fin.
Tareas / actividades a desarrollar y sus responsables:
1. Desarrollo de la página web de la AIA-CTS (http://aia-cts.web.ua.pt/), actualizando de forma permanente las secciones existentes, añadiendo nuevas secciones, con el fin de mejorar la comunicación entre los miembros asociados y de dar visibilidad a la Asociación en otros públicos. Registrarse en Facebook.
[Coordinador de la página: Sonia Pião, Asesora de la Asociación. Se solicita a todos los miembros asociados hacer aportaciones sobre los contenidos]
Las nuevas secciones podrán ser las siguientes:
1.1 Varias informaciones (sobre cursos, noticias, eventos / conferencias / talleres relevantes, etc.) con enlaces a sus respectivas páginas web.
[Responsables por los contenidos: un miembro asociado de cada país representado]
1.2 Ciencia de la Sostenibilidad
[Responsable por los contenidos: Amparo Vilches]
1.3 Divulgación de estudios pertinentes en el ámbito CTS | CTSA | EDS (artículos publicados en revistas, capítulos de libros, libros, informes), escrito por los miembros asociados, con un breve comentario y un enlace a la publicación original o al PDF. Difundir publicaciones relevantes relacionadas con el ámbito CTS | CTSA | EDS de otros autores no incluidas en la AIA.
[Responsables por los contenidos: un miembro asociado de cada país representado]
1.4 Crear tres foros de discusión: uno para niños / primaria / básica (5-12 años), el segundo para la enseñanza básica y secundaria (13-18 años) y el tercero para la educación superior / educación de profesores. Estos foros permitirán a todos los profesores interesados, Asociados o no Asociados a la AIA-CTS, presentar, describir y discutir con otros profesores e investigadores, en el mismo país y en otros, sus prácticas en el aula, exponer las dudas, experiencias innovadoras. Para apoyar cada uno de los tres foros deberán existir dos miembros asociados, que se articularán entre sí y que serán renovados en la función de dos en dos meses.
[Responsable de la propuesta para la creación y organización del funcionamiento de los foros: María Jesús Martín-Díaz o Rui Vieira]
2. Preparación del Seminario Iberoamericano CTS en la Enseñanza de las Ciencias 2014, en Bogotá (Colombia), julio de 2014.
[Responsable: María Mercedes Callejas y el grupo de la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia, con la colaboración de miembros Asociados de la AIA; Comité científico ampliado podrá incluir miembros Asociados de la AIA]
3. Desarrollar estrategias para la difusión de la AIA-CTS y para el reclutamiento de nuevos Miembros Asociados en todos los países de América Latina, España y Portugal.
[Responsable: un de los miembros Asociados de cada País representado deberá desarrollar un sistema de difusión apropiado a su País]
4. Establecer protocolos con otras asociaciones | gimnasios | sociedades científicas | centros de formación para profesores y profesionales de la educación, que se encuentren en Europa o en países de América Latina, para el desarrollo de misiones particulares.
[Responsable: Isabel P. Martins y Aureli Caamaño]
5. Divulgar la AIA-CTS en todos los eventos | Conferencias | Seminarios | Foros relacionados con la educación en ciencias donde los miembros Asociados participen, a través de diversas formas (apoyo institucional formal, a través de un cartel alusivo, organización de mesas redondas | Simposio | etc.), dependiendo de la disponibilidad.
[Responsable: la Gestión]
6. Organizar Jornadas virtuales para preparar intervenciones, como Asociación Científica, en Conferencias / Seminarios, especialmente en el Seminario Iberoamericano CTS 2014.
[Responsables por la organización: uno de los miembros Asociados de cada País representado que haga parte de los Órganos Sociales]
7. Preparar la Asamblea General que tendrá lugar en Bogotá, en el Seminario Iberoamericano CTS 2014.
[Responsables: los miembros Asociados que hagan parte de la Asamblea General]
8. Crear el boletín e-AIA, edición electrónica periódica, para amplia difusión de la Asociación y sus actividades. Establecer alianzas con las publicaciones congéneres.
[Responsables por la definición del modelo: tres miembros Asociados de tres Países representados]
9. Participar, como Asociación, de movimientos nacionales e internacionales de busca de posición frente a problemas socialmente relevantes, valorando el papel de la educación científica para construir un futuro sostenible.
[Responsables: miembros Asociados que hagan parte de la Gestión y del Comité Ejecutivo]
10. Crear el Premio AIA CTS, anual, para distinguir la mejor tesis de doctorado o Disertación de Master sobre CTS | CTSA, publicada en portugués, español, catalán o gallego. En el Seminario CTS 2014 se anuncia el vencedor con el trabajo presentado en 2013.
[Responsable por la realización de una propuesta de Reglamento e de Jurado de evaluación: Rui Vieira]
11. Planificación de la candidatura a la organización de Seminarios Iberoamericanos CTS en la Enseñanza de las Ciencias bienales.
[Responsables por la realización de una propuesta de Reglamento: Fátima Paixão e Maria Delourdes Maciel]
NOTA
El Premio CTS tendrá únicamente un valor honorífico, la emisión de un Certificado, y presentación oral invitada en el Seminario Iberoamericano siguiente.
Isabel P. Martins
Aveiro, 28.01.2013