Prémio AIA-CTS

Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência

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Prémio AIA-CTS – Tese de Doutoramento ou Dissertação de Mestrado

Com a atribuição do Prémio AIA CTS pretende-se distinguir a melhor Tese de Doutoramento ou Dissertação de Mestrado na área da educação CTS, publicada em Português, Castelhano, Catalão ou Galego, de entre as submetidas. Em cada Seminário CTS serão anunciados os vencedores com trabalhos concluídos nos dois anos anteriores.

O concurso ao Prémio AIA-CTS obedece ao seguinte regulamento.

Regulamento Geral

Âmbito

O prémio AIA-CTS é atribuído ao melhor trabalho de Dissertação de Mestrado e / ou Tese de Doutoramento, desenvolvido no âmbito da área científica “CTS na Educação / Ensino das Ciências”. Pretende-se estimular a inovação e a criação de conhecimento científico que contribua para o aprofundamento e consolidação desta área. Pretende-se, ainda, com esta distinção, proceder à divulgação de trabalhos científicos de elevada qualidade.

O prémio AIA-CTS consta de um Diploma de Mérito, da oferta da inscrição no Seminário Ibero-americano seguinte e de convite à apresentação do trabalho nesse Seminário, na forma de comunicação oral. A partir da edição 2020, ao autor de cada trabalho premiado será atribuído uma compensação monetária de 500 Euros.

Ao orientador (e coorientador, se o houver) é atribuído um Diploma de Mérito.

A atribuição do prémio rege-se pelo seguinte regulamento:

1. Apresentação de Candidaturas

1.1. O prazo de apresentação de candidaturas é até ao dia 31 de janeiro de cada ano civil, sendo publicitada a sua abertura no sítio Web da AIA-CTS (http://aia-cts.web.ua.pt/), no mês de dezembro anterior.

1.2. São admitidas a concurso teses e dissertações originais, concluídas nos dois anos anteriores à data de apresentação das candidaturas ao Prémio AIA-CTS.

1.3. São admitidas teses e dissertações publicadas em Português, Castelhano, Catalão ou Galego.

1.4. São admitidas candidaturas, exclusivamente, teses desenvolvidas e ou orientadas/co-orientadas por associados da AIA-CTS.

1.5. A candidatura deverá ser formalizada preenchendo o formulário próprio disponível em: http://aia-cts.web.ua.pt/ e com o envio da informação para o email de-aia-cts@ua.pt.

2. Documentos para candidatura ao concurso

2.1. Formulário de candidatura online (http://aia-cts.web.ua.pt/) e envio da mesma informação para o email de-aia-cts@ua.pt.

2.2. Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutoramento em formato PDF (texto completo);

2.3. Lista de Publicações aceites ou submetidas resultantes do trabalho desenvolvido, com as respetivas referências completas (em formato PDF);

2.4. Curriculum Vitae do autor e Orientador(es) (em formato PDF);

2.5. Digitalização do certificado de conclusão do grau (em formato PDF).

3. Constituição do Júri e Avaliação dos trabalhos

3.1. O Júri é designado pela Direcção da AIA-CTS e é constituído, pelo menos, por quatro membros doutorados, de reconhecido prestígio científico na área.

3.2. Os critérios gerais que presidem à análise das dissertações e teses são a qualidade científica e a originalidade, operacionalizados através de critérios específicos publicitados no site da AIA-CTS.

3.3 As decisões do Júri são tomadas por maioria.

3.4. As decisões do Júri são soberanas, delas não havendo lugar a recurso.

3.5. O Júri pode tomar a decisão de não atribuir o Prémio ou decidir a sua atribuição ex aequo a dois trabalhos concorrentes.

4. Anúncio e entrega do Prémio

4.1. O(s) premiado(s) e o trabalho(s) vencedor(es) são divulgados publicamente no Seminário Ibero-americano CTS respeitante à data do concurso, no sítio Web da AIA-CTS e nos meios de comunicação social adequados.

4.2. A partir da edição de 2020, inclusive, associado ao Diploma de mérito será entregue compensação monetária no valor de 500 euros a cada trabalho premiado.

5. Esclarecimentos Adicionais

5.1. Pedidos de informação ou esclarecimentos adicionais podem ser solicitados à direção da AIA-CTS.

Júri de Avaliadores (2014)

  • Isabel P. Martins, Universidade de Aveiro – Portugal
  • Andoni Garritz, Universidade Nacional Autónoma de México – México
  • Wildson Pereira dos Santos, Universidade de Brasília – Brasil
  • Rosa Nidia Tuay Sigua, Universidade Pedagógica Nacional – Colômbia

Júri de Avaliadores (2016)

  • Isabel P. Martins, Universidade de Aveiro – Portugal
  • Ángel Vázquez Alonso, Universidad de las Islas Baleares – Espanha
  • Agustina R. Echeverría, Universidade Federal de Goiás – Brasil
  • Rosa Nidia Tuay Sigua, Universidade Pedagógica Nacional – Colômbia

Júri de Avaliadores (2018)

  • Isabel P. Martins, Universidade de Aveiro – Portugal
  • Ángel Vázquez Alonso, Universidad de las Islas Baleares – Espanha
  • Rosa Nidia Tuay Sigua, Universidade Pedagógica Nacional – Colômbia
  • M. Arminda Pedrosa, Universidade de Coimbra – Portugal
  • Mayra García Ruíz, Universidad Nacional Autónoma do México – México
  • Álvaro Chrispino, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil

Júri de Avaliadores (2020)

  • Isabel P. Martins (Presidente do Júri), Universidade de Aveiro – Portugal
  • Ana Oñorbe, Instituto Enseñanza Secundaria Damaso Alonso – España
  • Ángel Vázquez Alonso, Universidad de las Islas Baleares – España
  • Aureli Caamaño, Col.legi Oficial de Doctors i Llicenciats en Filosofia i Lletres i en Ciències de Catalunya – España
  • Isabel Sofia Rebelo, Instituto Politécnico de Leiria – Portugal
  • José Cantó, Universitat de València – España
  • José de Pinho Alves Filho, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil
  • M. Arminda Pedrosa, Universidade de Coimbra – Portugal
  • Maria Delourdes Maciel, Universidade Cruzeiro do Sul – Brasil
  • Rosa Nidia Tuay Sigua, Universidad Pedagógica Nacional – Colombia
  • Saulo Hermosillo Marina, Universidad Nacional Autónoma de México – México
  • Sílvia Porro, Universidad Nacional de Quilmes – Argentina
  • Valter Cesar Montanher, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Brasil

Júri de Avaliadores (2022)

  • Isabel P. Martins (Presidente do Júri), Universidade de Aveiro – Portugal
  • Rosa Nidia Tuay Sigua, Universidad Pedagógica Nacional – Colombia
  • Ángel Vázquez Alonso, Universidad de las Islas Baleares – España
  • M. Arminda Pedrosa, Universidade de Coimbra – Portugal
  • Valter Cesar Montanher, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Brasil
  • Carlos Osório, Universidad del Valle – Colombia
  • Mónica Herrero, Universidade de Oviedo – España
  • Isabel Sofia Rebelo, Instituto Politécnico de Leiria – Portugal
  • Neusa Scheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Brasil
  • Saulo Hermosillo Marina, Universidad Nacional Autónoma de México – México

Júri de Avaliadores (2024)

  • Isabel P. Martins (Presidente do Júri), Universidade de Aveiro – Portugal
  • Rosa Nidia Tuay Sigua, Universidad Pedagógica Nacional – Colombia
  • Ángel Vázquez Alonso, Universidad de las Islas Baleares – España
  • Carla Morais, Universidade do Porto – Portugal
  • Jorge Bonito, Universidade de Évora – Portugal
  • Mónica Herrero, Universidade de Oviedo – España
  • Isabel Sofia Rebelo, Instituto Politécnico de Leiria – Portugal
  • Neusa Scheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Brasil
  • Saulo Hermosillo Marina, Universidade Nacional Autónoma de México – México
  • Blanca Puig, Universidade de Santiago de Compostela – España
  • Aureli Caamaño, Sociedad Catalana de Química – España
  • Valter Cesar Montanher, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Brasil

5.2 O júri de cada edição define a metodologia de trabalho a seguir, prazos e formas de apresentação dos resultados da avaliação. Cada um dos avaliadores poderá solicitar o apoio de outros especialistas para análise dos trabalhos ou parte deles, de acordo com áreas específicas.

5.3 O júri de cada edição é constituído por convite da Direção da AIA-CTS, depois de ouvida a Comissão Executiva.

Critérios de Apreciação da Qualidade Científica e Originalidade das Teses e Dissertações:

1.  Avanços / Contributos para a Educação CTS no Ensino das Ciências

2. Originalidade da temática

3.Impacte na comunidade científica: divulgação / publicações decorrentes do estudo

4. Qualidade da Organização Geral e Estilo da escrita.

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