Plano de atividades e relatórios

Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência – Quadriénio 2024-2028

Programa e Plano de Atividades

Após um primeiro ciclo de três mandatos da primeira presidente da AIA-CTS, Professora Isabel P. Martins, apresenta-se uma nova candidatura aos Órgãos Sociais protagonizada por 178 Membros Associados (número oficial até 30 de abril de 2024, os quais constituirão os cadernos eleitorais atuais) dos quais dezasseis integraram os Órgãos Sociais, sendo de destacar os pressupostos que se mantêm da anterior candidatura, como (i) a preocupação em integrar associados representativos de cada país ibero-americano que está associado à AIA-CTS; (ii) a necessidade de renovar a equipa, incorporando novos elementos e, em geral, mais jovens; e (iii) a necessidade de ajustar os lugares nos órgãos ao perfil dos membros e equilibrar a representatividade dos países com associados.

Nesta base, o programa e plano de atividades seguinte tem a seguinte estrutura:

  • Introdução, contexto e Objetivos
  • Colaborações, Apoios e Redes
  • Plano e Compromissos Futuros
  • Órgãos Sociais 2024-2028
  • Considerações Finais

Introdução, Contexto e Objetivos

Nesta terceira década do século XXI enfrentamos diferentes e novos desafios, como os decorrentes da pandemia COVID-19 e da Inteligência artificial generativa. A sociedade e as suas estruturas variadas têm de se adaptar e preparar para os mesmos.

Esta é, precisamente, umas das preocupações da Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade (AIA-CTS) na Educação em Ciências, que é particular e sem fins lucrativos, tal como está nos seus Estatutos e Regulamento Interno (https://aia-cts.web.ua.pt/?page_id=2).

Tal como está no site acima esta associação foi fundada em julho de 2010 e está sediada em Portugal (Europa), no Campus Universitário de Santiago da Universidade de Aveiro e pretende abarcar toda a comunidade ibero-americana. Nos seus primeiros mandatos teve como presidente a Professora Doutora Isabel P. Martins, a cujos órgãos sociais continuam a pertencer vários dos associados de variados países que adiante se apresentam.

Neste contexto, mantemos e reiteramos, pois, a Visão, a Missão e os Objetivos da candidatura anterior, assumindo alguns novos desafios e ajustes para as dinâmicas que se afiguram tendo em conta problemas e contextos de âmbito local, nacional, internacional e global.

Assim, a Visão da AIA-CTS é a de continuar a contribuir para o aprofundamento de conhecimento na área da Ciência-Tecnologia-Sociedade na educação em ciência, em contextos de ensino formal e não formal, abrangendo todos os níveis de escolaridade (educação pré-escolar ao ensino superior). Procura-se que a educação/abordagem/perspetiva CTS|CTSA continue a constituir-se como um referencial para a educação em ciências, quer seja na elaboração de currículos, programas ou orientações curriculares, na operacionalização de estratégias, atividades e recursos educativos, incluindo digitais, quer seja, na formação de professores e educadores, quer na inovação didática.

Neste quadro, a Missão, por sua vez, é de continuar a investigação, formação e inovação por educadores e investigadores da comunidade ibero-americana que trabalham e tenham interesse no conhecimento da Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência, com a intenção de o aprofundar, divulgar e promover, especialmente entre os 22 países desta comunidade Ibero-americana.

Os Objetivos, que na globalidade se mantêm, são diversificados e em função de contextos e perfis dos seus atuais e futuros potenciais associados. De um modo geral, procurar-se-á prosseguir um plano de fortalecimento e disseminação com colaborações, apoios e redes que melhor sustentem a sua Missão e Visão. Salientam-se, em seguida, os que se priorizam no mandato.

  • Alargar o número de Associados e de países de modo a aumentar a massa crítica da AIA-CTS e também o seu campo de intervenção;
  • Coorganizar os seminários e reuniões científicas com debates (incluindo inter e multidisciplinar, sempre que possível) sobre temas de relevância para o campo de conhecimento da AIA-CTS e, se possível, com sistematizações da investigação realizada e dos seus avanços;
  • Procurar desenvolver projetos de investigação envolvendo investigadores de vários países, sobre problemas e temas de interesse comum;
  • Divulgar trabalhos de investigação e intervenção relevantes para a educação em ciências; e
  • Continuar a aprofundar colaborações, apoios e redes que contribuam para que a AIA-CTS afirme a sua sustentabilidade e a do planeta.

Colaborações, Apoios e Redes

Para a concretização de vários dos objetivos acima e dos estatutos da AIA-CTS são necessárias parcerias. Estas têm sido uma das preocupações e ações estratégias, as quais já se materializaram em três protocolos assinados, como com o escritório da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) Portugal (https://aia-cts.web.ua.pt/?page_id=24). Neste contexto, reforça-se o apoio do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação e Formadores (CIDTFF), o qual tem sido fundamental, por exemplo, na manutenção da página web da associação (https://aia-cts.web.ua.pt).

Tendo consciência das dificuldades, limitações e desafios desta comunidade e dos seus associados no contexto dos seus países procurar-se-á, de forma conjunta, e previamente discutida, coesa e o mais consensualizada possível, identificar colaborações, possíveis apoios e redes para que a AIA-CTS seja capaz de se afirmar, sustentadamente, no contexto Ibero-Americano.

Neste sentido, várias das atividades do plano, que a seguir se apresentam, procuram criar condições para que investigadores, professores e educadores e decisores de políticas educativas conjuguem esforços para uma melhor educação de todos e nos diferentes contextos formais e não formais. Uma das possibilidades é, por exemplo, no caso de Portugal, uma possível candidatura ao apoio concedido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao funcionamento das entidades científicas para o ano de 2024 e seguintes, caso abra essa candidatura. O mesmo em outros países ibero-americanos com apoios afins e similares.

Nesta perspetiva o plano que a seguir se detalha, tal como no mandato anterior, será orientada pelos seguintes princípios:

(i) Contribuir para a difusão de perspetivas CTS|CTSA na educação em ciência em países Ibero-Americanos;

(ii) Envolver-se em intervenções educativas que nos vários países possam contribuir para reorganizar o ensino formal e não formal das ciências;

(iii) Conhecer e sistematizar experiências desenvolvidas (diversos atores, projetos e países), com vista a definir modelos e práticas que caracterizem processos de intervenção de sucesso;

(iv) Estabelecer parcerias com instituições e organismos congéneres, em particular de países ibero-americanos.

Plano e Compromissos Futuros

Esta seção detalhará o plano com as principais atividades específicas que pretendemos realizar durante o mandato. Além de alguns resultados esperados avançamos com compromissos futuros.

Para o mandato de 2024-2028 propõe-se:

  • Estabelecer parceria com revista científica para publicação de artigos na área ou secção para tal (em língua portuguesa ou castelhana); ou até criar uma revista própria.
  • Participar /colaborar no Boletim da AIA-CTS, desenvolvendo esforços para melhorar o seu conteúdo e a sua divulgação ampla, até que a parceria ou criação de revista científica seja estabelecida.
  • Melhorar o sistema eletrónico de difusão de informação entre os Associados, quer com o site e e-mails, mas também com uso das redes sociais e plataformas científicas de difusão da Ciência.
  • Organizar um Livro Verde com todos os associados dos países representados que tenham disponibilidade na AIA-CTS sobre os avanços e principais resultados da Educação CTS.
  • Difundir e estimular a participação / apresentação de candidaturas ao Prémio AIA-CTS 2026 e 2028.
  • Continuar a coorganizar com a instituição anfitriã os Seminários Ibero-Americanos CTS no ensino das ciências (Previsão: em 2026 na América Latina e em 2028 em Espanha).
  • Conceber estratégias de divulgação da AIA-CTS e de angariação de novos associados em todos países da América Latina e procurar criar equipas nos países menos representados;
  • Aprofundar e ampliar protocolos com outras associações / academias / sociedades científicas / instituições de formação de professores e profissionais de educação.

Os resultados esperados no final do mandato passarão, essencialmente, pela existência de um Livro Verde sobre “CTS na educação em Ciências em países Ibero-americanos”, uma revista associada à AIA-CTS, além da continuidade dos seminários ibero-americanos e sua consolidação neste campo de investigação.

Naturalmente, estas atividades e produtos precisarão ser regularmente atualizadas conforme a evolução dos contextos sociais, políticos e económicos que ocorrerem na sociedade e nas dinâmicas da própria AIA-CTS. O compromisso dos órgãos sociais, que a seguir se apresentam, é manter uma atenção constante às mudanças conjunturais, reanalisar e decidir sobre o foco e a natureza de suas intervenções, alinhando-se com a Visão e Missão da AIA-CTS.

Nos compromissos futuros assume-se a prioridade de ampliar as parcerias, como a que se refere a uma revista a associar à AIA-CTS ou a criar, bem como o incentivo a candidaturas conjuntas de associados interessados de vários países a projetos de investigação na área, bem como grupos em países para uma maior visibilidade e angariação de novos associados.

Órgãos Sociais 2024-2028

Para a concretização deste plano de atividades e depois de auscultação dos associados pertencentes aos órgãos sociais do último mandato, bem como de alguns dos anteriores mandatos, aceitaram integrar os mesmos para o próximo mandato de 2024-2028 os seguintes.

Direção
  1. Presidente: Rui Marques Vieira (Portugal)
  2. Secretária: Rosa Nidia Tuay Sigua (Colômbia)
  3. Tesoureira: Betina da Silva Lopes (Portugal)
Comissão Executiva
  1. Presidente: Rui Marques Vieira (Portugal)
  2. Vice-Presidente: Blanca Puig (Espanha)
  3. Vogal: Denise de Freitas (Brasil)
  4. Vogal: Antonio Donizetti Sgarbi (Brasil)
  5. Vogal: Alcina Maria Parracho Mendes (Portugal)
  6. Vogal: Amparo Hurtado Soler (Espanha)
  7. Vogal: Maria Mercedes Callejas (Colômbia)
Mesa Assembleia-Geral
  1. Presidente: José Cantó Doménech (Espanha)
  2. Vogal: Isabel P. Martins (Portugal)
  3. Vogal: Álvaro Chrispino (Brasil)
  4. Vogal: Nancy Fernández Marchesi (Argentina)
Conselho Fiscal
  1. Presidente: Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão (Portugal)
  2. Vogal: Ricardo Sepini (Brasil)
  3. Vogal: Mayra García Ruiz (México)

Considerações Finais

A diversidade dos associados e a continuidade desta equipa garantirá, espera-se, um maior potencial para se atingirem os resultados esperados e o impacte desejado em benefício da AIA-CTS e sua visibilidade nos países desta comunidade. Espera-se que a colaboração proposta resulte em sinergias entre todos órgãos sociais e os associados, promovendo a partilha de conhecimento, de recursos e a realização de projetos conjuntos. Além disso, prevê-se que essa parceria fortaleça a capacidade de se
alcançarem os seus objetivos e de contribuírem de maneira mais efetiva para o avanço da investigação, formação e inovação nesta área.

Expressamos o nosso sincero agradecimento pelo apoio fornecido pela primeira presidente da AIA-CTS, Professora Doutora Isabel P. Martins, durante todo o processo desta candidatura. Estamos comprometidos para os desafios futuros e reiteramos nosso compromisso em contribuir de maneira substantiva para o alcance dos objetivos e atividades propostas.

Universidade de Aveiro, 19 de março de 2024

Rui Marques Vieira; Rosa Nidia Tuay, Betina Lopes; Blanca Puig, Denise de Freitas;
Antonio Donizetti Sgarbi; Nancy Fernandez; Alcina Mendes; Amparo Hurtado;
Maria Marcedes Callejas; José Cantó; Isabel P. Martins; Álvaro Chrispino; Mayra García;
Fátima Paixão; Ricardo Sepini; Mayra García Ruiz.

Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência – Documentos quadriénio 2020 – 2024
Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência – Documentos quadriénio 2016 – 2020
 Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência – Documentos 2013 – 2014

Leave a Reply