Tributo ao Professor Licurgo Peixoto de Brito

A Associação Ibero-Americana CTS informa, com profundo pesar, o falecimento de Licurgo Peixoto de Brito, Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrido em Belém do Pará/Amazônia/Brasil, no dia 21.03.2021, em decorrência da Covid-19.

O Professor Licurgo atuava na graduação em dois institutos (ICEN e IEMCI), em três programas de pós-graduação e coordenava o Polo Acadêmico REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Pará. Possuía larga experiência em Gestão Acadêmica e ocupou o cargo de Pró-Reitor de Ensino de Graduação e de Secretário Adjunto na Secretaria de Estado de Educação do Pará. Participou em comissões dedicadas à educação básica junto ao MEC, INEP e CAPES. O professor foi pioneiro na Amazônia em pesquisas em Ensino de Ciências com enfoque CTS, atuando principalmente no Ensino de Física através de Temas Regionais da Amazônia. Era membro associado da AIA-CTS e participou nos Seminários desde o ano de 2010, com várias publicações.

Licurgo era o líder do Grupo de Estudos em CTSA (GECTSA) e deixa um grande vazio na educação da Amazônia, onde contribuiu para a formação de grande número de professores. Infelizmente, foi mais uma vítima da Covid-19.

http://www.iemci.ufpa.br/index.php/noticias/272-nota-de-falecimento-professor-licurgo-peixoto-de-brito

https://www.diarioonline.com.br/noticias/para/645117/professor-da-ufpa-morre-apos-complicacoes-pela-covid-19

Leave a Reply