O IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS | Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030, realizado na Universidade de Aveiro, Portugal, de 8 a 10 de julho de 2024, teve como tema central: Desafios da educação CTS e Objetivos da Agenda 2030.
O tema geral foi combinado com cinco Linhas Temáticas: (1) Formação de professores para a Educação CTS, (2) Natureza e História da Ciência, Currículos e Educação CTS, (3) Balanço da Educação CTS para a Sustentabilidade, (4) A relação entre Educação CTS e STEAM e (5) Educação CTS para inclusão.
Com a sua primeira edição em 2000 – como Seminário Ibérico – organizado pela Universidade de Aveiro, o seminário realizou-se de dois em dois anos, alternando entre Espanha e Portugal, até à sua 5ª edição em 2008, altura em que passou a designar-se “Seminário Ibero-Americano CTS”, dada a crescente participação de pesquisadores da América Latina.
Depois de alternar entre diversas instituições da Península Ibérica e da América Latina, este ano regressou mais uma vez à Universidade de Aveiro, conseguindo consolidar-se como espaço de debate académico no domínio da investigação sobre as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino de ciências, apostando na promoção do debate, da investigação e da inovação como forma de alcançar um ensino de ciências de qualidade.
Em particular, foi desenvolvido o painel “CTS Seminários: História e perspectivas futuras”, três conferências plenárias “Ciência e Tecnologia ao serviço das pessoas: Desafios Contemporâneos”, “CTS 2024: o estado das coisas”, “O desafio da pseudociência” e quatro mesas redondas “Formação de Professores para a Educação CTS”, “Natureza e História da Ciência, Currículos e Educação CTS”, “Balanço da Educação CTS para a Sustentabilidade” e “Relação entre Educação CTS e STEAM”.
Durante o Seminário, o prêmio da Associação Ibero-Americana para a Ciência-Tecnologia-Sociedade (AIA-CTS) em Ensino de Ciências 2024 foi concedido a Alejandra Ramírez Segado (Universidade de Granada) e María Pérez Aguilar (Universidade de Valência), prêmios concedidos com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), para pesquisas na área de Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação e Ensino de Ciências. A atribuição da melhor Tese de Doutoramento e do melhor Projeto Final de Mestrado consiste num diploma de mérito e distinção, num prémio monetário atribuído pela OEI, na divulgação na rede AIA-CTS, na publicação do trabalho no site da Associação e no convite à apresentação de uma comunicação no próximo Seminário Ibero-Americano CTS.
O júri internacional composto por 12 pessoas (Portugal, Brasil, Espanha, Colômbia e México) avaliou dez teses de doutoramento e três dissertações de mestrado para se qualificar ao prémio. A partir de agora, os premiados irão desenvolver uma atividade na área da Educação CTS junto de uma organização do seu país de residência, nomeadamente uma escola, promovendo o conhecimento da matéria junto da sociedade civil.
A AIA-CTS e a OEI têm um protocolo de cooperação desde 2018, colaborando há vários anos em temas como o Ensino das Ciências e a Educação para a Sustentabilidade, que se materializou na colaboração nos Seminários Ibero-americanos CTS e na promoção da Cátedra Ibérica CTS+I.
Voltado para pesquisadores e estudantes de pós-graduação que realizam pesquisas na área de Educação CTS, sem dúvida o IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS | Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030 conseguiu promover a consolidação de estudos e pesquisas no tema e favorecendo intercâmbio científico devido à proximidade das línguas ibero-americanas.
Texto e imagens publicados originalmente no Boletim da AIA-CTS – Setembro de 2024 | n.º 21