Presidente da AIA-CTS entre as cientistas portuguesas homenageadas pela Ciência Viva

Rui Marques Vieira

Ana Valente Rodrigues

É com muita satisfação que vemos a nossa Presidente da AIA-CTS – Professora Isabel P. Martins, como uma das mulheres cientistas de referência em Portugal. Tal ocorreu no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no qual a Ciência Viva lançou o livro “Mulheres na Ciência”, inspirado na exposição de retratos com o mesmo nome, patente no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa desde março de 2015, e que pretende prestar uma homenagem a cerca de 100 mulheres cientistas que, em Portugal, têm oferecido um contributo fundamental para o progresso e para a reputação internacional da ciência e tecnologia nacionais.

Em Portugal, as mulheres representam 46% dos investigadores, existindo ainda algum caminho a percorrer para que o talento de todas as jovens portuguesas que aspiram a dedicar-se profissionalmente a estas áreas possa ser aproveitado e premiado.

Sobre esta distinção, a homenageada referiu: “Aceitei com muito gosto sobretudo pelo significado de a Educação ser, assim, considerada uma área científica a par das ‘Ciências duras’ “.

Isabel P. Martins é Professora catedrática aposentada do Departamento de Educação e Psicologia da UA. É licenciada em Química pela Universidade de Coimbra, doutora em Ciências da Educação/ Didática das Ciências pela UA, onde ingressou em 1981 e onde desenvolveu e coordenou projetos de investigação na área da didática das ciências, formação de professores e compreensão pública da ciência. Durante a sua carreira assumiu responsabilidades a vários níveis, tais como coordenação pedagógica de cursos de licenciatura e de mestrado, e coordenação do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Foi vice-reitora para a Pós-Graduação e Assuntos Científicos da UA entre 2004 e 2010, tendo acompanhado a implementação da Declaração de Bolonha na UA. Teve uma forte intervenção como investigadora e docente na implementação em Portugal da formação inicial para a docência no ensino secundário e da formação pós-graduada para professores, incluindo a Educação em Ciências para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nos anos mais recentes coordenou uma equipa multidisciplinar de professores e investigadores que elaborou o plano curricular, programas de 14 disciplinas do 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, respetivos manuais para alunos e guias de professor, no âmbito da “Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste” (http://www.ua.pt/esgtimor/).

 

Aproveitamos para enviar os nossos parabéns pelo reconhecimento do seu trabalho e pelos seus importantes contributos, ao longo dos anos, incluindo a presidência da nossa Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência.

Mais informações podem ser consultadas em:

http://www.cienciaviva.pt/mulheresnaciencia/index.asp?id=243

http://www.cienciaviva.pt/mulheresnaciencia/index.asp

https://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=45545&lg=pt

Leave a Reply